Glossário de termos financeiros

Glossário de termos financeiros

Esse glossário foi disponibilizado para que os leitores das nossas cartas mensais possam pesquisar sobre os termos financeiros que nós usamos, de modo que possam entender com mais clareza a mensagem que buscamos passar.

Ativo – no ambiente de investimentos, um ativo é um investimento que nós fizemos e que dele esperamos geração de recursos no futuro.

Balanço patrimonial – demonstração contábil que busca refletir o patrimônio da empresa em uma determinada data.

BDR – recibos de investimento em empresas estrangeiras.

Benchmark – é um índice de referência. Na bolsa, o referencial principal é o Ibovespa, enquanto que na renda fixa é o CDI.

Boletim Focus – pesquisa semanal publicada pelo Banco Central do Brasil sobre perspectivas econômicas.

Bolt-on acquisition – quando uma empresa A compra uma empresa B e insere a empresa B em um segmento da empresa A para fortalecer o negócio.

Bottom-up strategy – estratégia de investimentos em que se parte da análise das empresas e não do setor da economia.

CAPEX – investimentos de longo prazo que as empresas fazem para poder crescer, ou manter a sua capacidade produtiva.

Carteira – conjunto de ativos que compõem os investimentos do nosso Clube. Também chamado de portfolio.

Cotista – é o investidor do Clube que compra cotas.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – demonstração contábil que apresenta as contas de receitas e despesas até se chegar ao lucro da empresa em um intervalo de tempo.

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) – apresenta as variações dos fluxos de caixa da empresa em um intervalo de tempo.

Demonstrações financeiras – conjunto de informações financeiras sobre uma determinada empresa.

Diversificação do risco – investindo em vários setores e empresas diferentes você pode eliminar parte do risco específico da empresa.

ETF – é um fundo de investimento que busca replicar um determinado índice. O BOVA11, por exemplo, busca replicar o IBOVESPA.

Hedge – Proteção. Com base em nossa filosofia, nosso hedge é feito comprando boas empresas e tendo caixa para aproveitar as turbulências do mercado e comprar boas empresas mais baratas ainda.

Holding – é uma empresa que administra (controla) diversas outras empresas.

IBOV – o Índice Bovespa, também conhecido como IBOVESPA, é o índice de referência para a bolsa de valores brasileira. Ele é a nossa referência em investimentos em ações. Nossa meta, no Clube, é gerar um retorno maior do que esse índice.

Investidor fundamentalista – é o investidor que analisa os fundamentos contábeis e econômicos da empresa antes de investir.

Margem de segurança – conceito criado por Benjamin Graham que nos diz para comprar uma ação por menos do que achamos que ela vale, de modo a termos uma margem de segurança para evitar perder dinheiro pela análise equivocada.

Patrimônio Líquido do Clube – somatório dos investimentos que temos no Clube, menos todas as obrigações que temos a pagar.

Resseguradora – é a empresa que faz o seguro das seguradoras.

ROE – Retorno sobre o patrimônio líquido. Ou seja, é o retorno sobre o valor investido pelos acionistas no capital da empresa.

ROIC – Retorno sobre o capital investido.

Volatilidade – geralmente é medida pelo desvio padrão dos retornos de uma ação. É uma das medidas de risco em finanças.

Valuation – processo de avaliar a empresa e chegar a um preço dito “justo” (chamado de valor intrínseco).

Upside – potencial de valorização que esperamos em um determinado investimento.

Comments are closed